Shampoo antirresíduos: saiba como e quando usar
O Shampoo antirresíduo é aquele tipo de produto que você precisa ter e, mais do que isso, saber como e quando usá-lo corretamente, pois de seu aliado ele pode passar a ser seu inimigo.
O primeiro passo é entender que sua função principal é realizar uma limpeza mais profunda nos fios e isso não precisa ser feito com tanta frequência. Tudo vai depender da sua rotina e do tipo do seu cabelo/couro cabeludo. Nessa época do ano, mais fria, acabamos lavando menos os fios e isso pode gerar acúmulo de poeira, poluição, oleosidade, produtinhos extras de hidratação, shampoo a seco, enfim, partículas que vão se impregnando ao couro cabeludo e gerando resíduos que afetam a saúde dos fios. O antirresíduos funciona como um “detox” mais potente, para essa limpeza, por isso não é recomendável fazê-la com frequência já que isso deixa as fibras dos fios mais expostas e pode gerar perda de nutrientes e líquidos, levando até ao ressecamento das madeixas.
Mas então, como usar?
O recomendável, para cabelos mais oleosos, é utilizar shampoos antirresíduos na frequência de uma vez na semana. Para fios menos oleosos, que consequentemente terão menos “resíduos” a serem eliminados, a frequência pode ser a cada 15 dias.
O autoconhecimento nesse quesito é tudo! Você precisa entender qual é o seu tipo de cabelo, do que ele precisa naquele momento e como agir diante disso para oferecer a melhor opção e não fazer efeito rebote. A busca incessante pelo cabelo “sequinho” pode estimular o seu couro cabeludo a produzir ainda mais oleosidade em busca de suprir a perda de nutrientes naturais da sua área.
Quem pode usar shampoo antirresíduos?
A melhor recomendação sempre será aquela do profissional da sua confiança, seja o seu dermatologista, cabeleireiro ou tricologista. Essa pessoa tem responsabilidade diante daquilo que recomenda, porém algumas dicas básicas podem ser levadas em consideração para evitar possíveis efeitos indesejáveis.
-Cabelos tingidos: como o princípio do shampoo antirresíduo é realizar uma limpeza mais profunda, isso pode levar embora algumas substâncias do tingimento do seu cabelo afetando a durabilidade ou até mesmo a qualidade da pigmentação, por isso o produto não é recomendável para tingidos.
-Alisamentos ou procedimentos de curta duração: a lógica do tingimento também se aplica nesse quesito, afinal a profundidade da limpeza do fio pode atrapalhar o resultado desse tipo de procedimento.
Cuidados extras
Além de seguir as recomendações de frequência de uso para cada tipo de cabelo e couro cabeludo, é importante, após o uso do shampoo antirresíduos, oferecer hidratação aos fios, porém com ativos leves e eficientes, que selem as cutículas das madeixas sem deixá-las, novamente, com aspecto pesado. Invista em texturas menos oleosas porém ricas em vitaminas. Siga o seu cronograma capilar de nutrição, reconstrução e hidratação normalmente.
Gostou desse conteúdo? Siga nossas redes sociais para não perder nenhuma dica de beleza!
Você pode gostar:
-
01 . ago . 17
MEGA EVENTO DANNY COSMÉTICOS 2017
Saiba mais -
07 . abr . 21
Acerte no tom: o blush certo para o seu tom de pele
Saiba mais -
07 . maio . 24
O melhor presente para o Dia das Mães!
Saiba mais -
05 . set . 22
Linha Eico Cachos Mágicos: fios bonitos e saudáveis da raiz até as pontas
Saiba mais -
13 . mar . 23
Corretivo sem craquelar, é possível? Com os produtos MIG, sim! Confira.
Saiba mais