Como usar o Whatsapp para vender mais

O Whatsapp se tornou um grande aliado para as vendas online, facilitando a comunicação e o atendimento com o cliente. O uso da plataforma para esse fim se popularizou em um período em que nos vimos obrigados a cumprir o distanciamento social e esse tipo de comportamento do consumidor veio para ficar, por isso é importante saber como utilizar a ferramenta a favor do seu negócio e ter uma comunicação fluida e eficaz através da plataforma. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença no seu atendimento ao cliente e contribuir com as suas vendas.

 

Atendimento humanizado

Por mais que a ferramenta do Whatsapp Business tenha algumas ferramentas de atendimento por boot, não deixe que isso domine a comunicação com o cliente. Use esse artifício somente para o necessário, como mensagens que são enviadas fora do expediente e no primeiro contato, já direcionando para um atendente da sua loja.

Quando houver o contato direto com o cliente, entenda a demanda e ofereça a melhor solução possível, de forma personalizada e exclusiva. 

 

Seja ágil

Estabeleça um horário de atendimento através da plataforma, deixe isso claro e esteja disponível no período estabelecido. Uma demanda online exige agilidade no atendimento, afinal, se você deixar o seu cliente esperando, ele buscará outras lojas ou alternativas para solucionar aquela situação e sanar a demanda que esteja precisando. São minutos preciosos, por isso, cogite a possibilidade de manter um colaborador dedicado a isso ou faça rodízios de atendimento por dia. 

 

Boa comunicação

Ter uma boa comunicação significa ser compreendido e obter o resultado esperado, ou seja, neste caso é ser claro na comunicação com o cliente a fim de que ele adquira o produto que procura. Por isso, uma comunicação direta e sem rodeios pode ser eficiente, assim como evitar gírias ou abreviações.

 

Informalidade não é intimidade

O Whatsapp permite um atendimento mais informal, como em um diálogo com o cliente e isso faz parte da humanização do atendimento, porém, não cabe termos que pressupõem uma intimidade com o cliente da qual não existe, como “flor”, “amor”, “querida”, dentre outras formas de tratamento. A melhor e mais eficiente sempre será chamar o cliente pelo nome, sem apelidos, e se apresentar da mesma maneira. 

 

Use os recursos disponíveis

A plataforma online oferece algumas opções que podem lhe dar suporte no atendimento, como a possibilidade de envio de imagens, fotos, vídeos e arquivos de formatos como PDFs, por exemplo, que podem servir para tirar qualquer dúvida que possa surgir durante o atendimento ou explicar de forma detalhada o modo de uso de um produto.

 

Pagamento a distância

Ofereça comodismo ao seu cliente. Se ele buscou atendimento através da plataforma, finalizar a venda através dela também pode ser uma ótima opção. Atualmente algumas opções como envio de link de máquina de cartão de crédito, PIX e, até mesmo, realizar pagamento através do próprio Whatsapp, podem ser facilitadores nessa forma de atendimento. 

 

Caso seja necessário, ligue

Caso não esteja havendo clareza na demanda do cliente ou a comunicação não esteja fluindo, questione a possibilidade de realizar uma ligação e assim, finalize o atendimento. Porém, é fundamental perguntar se o cliente poderá atendê-lo para evitar constrangimentos ou situações desagradáveis. 

 

Salve as preferências

Se o seu cliente lhe ofereceu informações sobre suas preferências através do atendimento, crie um banco de dados sobre seus produtos ou perfil e, com parcimônia, lhe envie ofertas ou sugestões de produtos que tenham ligação com os atendimentos já realizados. Tome cuidado para não enchê-lo de notificações e levar um bloqueio. 

 

Treine seu time

Sua equipe precisa estar preparada para atender através dessa plataforma. É importante informá-los sobre a escrita correta de algumas palavras, as funcionalidades da ferramenta e como se portar, para que o Whatsapp seja um aliado da sua empresa e não um inimigo de vendas. 

 

Agora, divulgue o link do Whatsapp da sua loja na Bio do Instagram da sua loja, assim como em outras redes sociais, coloque nossas dicas em prática e faça ótimas vendas.

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